A Importância de uma Consultoria Preventiva

É comum que as empresas apenas procurem auxílio jurídico quando são confrontadas com algum problema, como uma temida cobrança judicial. A procura por um profissional de direito, assim, é apenas corretiva: não se busca solucionar as causas do problema, apenas dar fim aos seus sintomas.

Essa prática, embora comum no Brasil, é extremamente prejudicial, sobretudo para os empreendimentos de pequeno porte ou os de formação mais recente. Por que enfrentar um longo e custoso processo ou pagar uma multa exorbitante quando tais questões podem ser prevenidas?

Nesse sentido, o investimento em consultoria jurídica, também chamada de assessoria jurídica, pode se mostrar uma alternativa mais eficiente e barata. A consultoria jurídica atua de forma preventiva, assessorando o empresário quanto a questões legais e, com isso, garantindo que a empresa esteja juridicamente protegida

Fale sobre a necessidade de sua empresa, peça um orçamento e entraremos em contato.

Vantagens da Consultoria Jurídica conosco

Plano Personalizado

A Fontes Barreto – Advocacia e Consultoria elabora um plano de consultoria jurídica totalmente personalizado e de acordo com a realidade da sua empresa para que você cresça com segurança e qualidade.

Adequação à Legislação legal

Análise da regularidade dos documentos da empresa, assim como a elaboração de contratos condizentes com o que é exigido pela legislação atual são áreas de atuação da assessoria jurídica que proporcionam maior segurança ao empresário no exercício de suas atividades, evitando ações judiciais ou administrativas.

Evite prejuízos e ações

O empresário detém muitas atividades para realizar de modo que não irá conseguir dar atençao a todas elas. Um ato errado, uma contratação errada e poderá levar um processo ou uma multa que acarretará valores altos podendo comprometer a liquidez do negócio ou mesmo acabar com ele. Por isso é indispensável que você tenha uma segurança jurídica especializada a fim de evitar ações e surpresas desagradáveis.

A importância da Consultoria Jurídica

Muitos empreendedores cometem o erro de procurar assistência jurídica apenas em momentos de crise. Muitos empresários e empresárias só buscam soluções jurídicas pontuais ou quando existe um problema posto. Dessa forma, vão a um profissional do direito para resolver o que muitas vezes é uma pequena parte do problema. Assim como ir ao médico, o ideal é manter uma relação frequente e principalmente preventiva com a parte jurídica de um negócio.

O direito, assim como o mercado, é dinâmico. Novas lei são editadas, muda-se a jurisprudência acerca de um tema, novos entendimentos são criados. Se não acompanhado de perto, muitas informações importantes podem se perder. Por isso, manter-se inerte frente aos avanços e mudanças jurídicas pode gerar uma situação de estagnação e provavelmente impasses jurídicos surgirão. Atos constitutivos e regimentos antigos e defasados, contratos desatualizados, várias são as ocasiões onde a empresa pode deixar de ter melhores e inovadoras soluções. Isso tudo, evidentemente, pode culminar em prejuízo. Ademais, essa inadequação a legislação vigente, pode prejudicar eventuais negociações com clientes, processos licitatórios, enfim, as relações da empresa com terceiros.

Manter uma consultoria jurídica frequente é uma das peças para a prosperidade de um negócio, e como muitos empresários não atentam para esse fato, aqueles que o fazem possuem um diferencial no mercado. Aliar um empreendimento a consultoria jurídica continuada faz com que um negócio permaneça seguro, tanto para o empreendedor quanto para terceiros com quem se relaciona.

Um empreendedor sábio é aquele que, entre outras características, usa os instrumentos do direito de forma preventiva, não litigiosa, se adequando, através de uma consultoria, à mutabilidade do direito e, consequentemente, tomando lugar de destaque no mercado.

Como funciona a consultoria jurídica?

A consultoria jurídica, desde que bem feita, trará prevenção de riscos em negócios e soluções rápidas para os problemas. Por exemplo, uma consultoria jurídica trabalhista irá abranger análise de todos os contratos de funcionários da empresa, se estão de acordo com a legislação e acordos ou convenções coletivas, realização de contratos de trabalhos, cálculos rescisórios, negociação com fornecedores, etc. 

O atendimento pode ser feito de várias formas. Há empresas e profissionais que realizam consulta permanente e preventiva, presencialmente, por telefone ou online. O tipo de vínculo pode ser decidido previamente, a depender de suas necessidades. Logo, um contrato mensal, com valores predeterminados é ideal para negócios ou consultorias avulsas, pois possibilitam elaborar e revisar contratos e ainda, prevenir e solucionar problemas com precisão.

Vantagens da Consultoria Jurídica

Há diversas vantagens na contratação de uma consultoria jurídica. São elas:

Elaboração e interpretação dos contratos e esclarecimento de cláusulas: um advogado pode elaborar um contrato de acordo com a necessidade do cliente e explicar e interpretar cláusulas que sejam de difícil compreensão, evitando “armadilhas”;

Prevenção de riscos: processos e negócios complexos exigem advogados especializados. Assim, as relações negociais ou alterações do estatuto social de empresas, por exemplo, requerem aconselhamento de um advogado especializado em direito civil e societário, garantindo que as mesmas estejam sujeitas as menores chances de riscos jurídicos;

Aberturas de processos judiciais e administrativos: procure uma consultoria jurídica na hora de propor uma ação, processo judicial e/ou administrativo. Ela analisará a viabilidade de ganho processual e os melhores procedimentos para a realização das ações judiciais;

Ajuda: mesmo que já tenha assinado um contrato prejudicial, é possível estudar as melhores formas de se libertar das “armadilhas” contratuais.

Baixo Custo: O custo inicial mensal do plano proposto ao final do mês sai muito mais barato do que a contratação convencional do advogado. 

A Fontes Barreto Advocacia oferece consultoria em quais áreas?

A Fontes Barreto Advocacia e Consultoria oferece consultoria jurídica para empresas as áreas cível e trabalhista, auxiliando em realização e revisão de contratos, negociação com fornecedores, Lei do Inquilinato, adequação às normas legais vigentes, revisão dos contratos de trabalho, rotinas para admissão e demissão de empregados, cálculos rescisórios, etc. 

Caso o cliente deseje, a consultoria poderá abranger também o o ingresso de demandas e acompanhamentos judiciais.

Conheça alguns de nossos clientes da Consultoria Jurídica

cover-logo-original
Iniciar contato online whatsapp